Fala Galerinha, para inauguramos o blog Web Filmes com chave de ouro traremos um clássico filme que fez parte da minha infância, aposto que da sua infância e deveria fazer parte da infância de qualquer criança.
Marcado com um estilo bem especifico e comum culturalmente dos E.U.A trata-se um musical que relata a historia do jovem leão Simba, que sente-se culpado pelo assassinato do seu pai, o rei Mufasa, e foge do seu Reino, sem saber que a morte foi orquestrada pelo seu tio Scar para tomar o poder. O enredo conta com muitos momentos emocionantes, recheados com muitas canções e que mantém nossos espectadores mirins bem concentrados na telinha, afinal crianças adoram cantar.
A primeira mensagem que o filme trás conscientemente ou inconscientemente é o valor da família, o momento harmonioso da chegada de um filho para os pais e o amor com que são cuidadosamente criados. Ao nascer Simba é apresentado ao reino como herdeiro do trono de nada mais nada menos que o Rei da Floresta, é batizado por Rafiki já ensinando para criançada valores morais como religião, convivência em sociedade, respeito, hierarquia e lições da natureza.
Logo no início também temos contato com a maldade de Scar que ambiciona pelo mal de seus próprios familiares em nome da ganância ao poder e da inveja a um lugar que não lhe pertence. Munido com falas sarcásticas e com tom de falsidade ele zombateia de Mufasa e despreza o nascimento do sobrinho Simba.
Para os pequeninos que a partir dos 3 anos começam diferenciar bem e o mal o filme trás esse exemplo de fácil compreensão que é prontamente absorvido pelas crianças que criam antipatia ao personagem se identificando imediatamente com Simba.
Outra lição que Simba aprende com o pai é a grandiosidade da vida e o que ela pode nos proporcionar, andando pelo reino e apresentando todas os animais que ali estão e fazem parte daquele mundo Mufasa relata o respeito ao próximo, as responsabilidades que existem por atrás do poder e como o equilíbrio é de suma importância para o ciclo da vida como nascer, crescer, amadurecer e morrer. Dessa forma a criança pode entender seu crescimento e perceber que ela é um ser diferente de um adulto e que não podem fazer tudo o que eles fazem, como por exemplo no caso de Simba caçar hienas.
Também temos a percepção de como os adultos podem influenciar na vida das crianças e em suas ações sejam ela para o bem e ou para o mal. Devemos sim tomar cuidado com o que e quem a criança tem contato para evitar possíveis danos a sua criação, Scar com sua lábia induz simba a desobedecer Mufasa e ir ate a parte escura do reino alem da fronteira colocando em risco a sua vida. Costumamos dizer que nossos pimpolhos são como esponjinhas e absorvem tudo que veem e escutam, de fato isso é a mais pura verdade então devemos nos policiar para que eles cresçam com bons exemplos tornando-se pessoas de bem. Entretanto nesse momento do filme as crianças acabam também se dando conta da importância de obedecer aos pais.
Mufasa ensina simba que ter coragem não é o mesmo que desafiar o perigo, e que ter medo é algo natural de qualquer ser vivo. Mostra que o amor entre pais nunca acaba e que vão sempre estar juntos!
Sem dúvida o momento mais emocionante de arrancar lágrimas de qualquer um é a parte em que Scar trama a morte de Simba e Mufasa orquestrando uma debandada. Como todo bom pai Mufasa vai ao encontro de Simba salvando o filho de ser pisoteado pela manada, porém ao tentar subir o penhasco para se salvar Scar o joga para a morte.
Apesar de bastante complexo esta cena ajuda as crianças a entenderem o conceito de morte, porque as vezes somos obrigados a nos despedir de quem mais amamos e que apesar da tristeza nunca deixamos de amar aqueles que encerram seu ciclo da vida.
Alguém aí consegue segurar o choro?! :( Eu não.
Com muita crueldade Scar incentiva Simba a fugir culpando o pequeno Leãozinho pela morte do seu próprio pai, fragilizado pelo acontecido e perseguido pelas hienas Banzai, Shenzi e Ed seguidores fiéis de Scar, ele corre sem rumo para o deserto. Desmaiado Simba é encontrado por Timão e Pumba a dubla mais engraçada do filme que trás diversão e humor a trama.
De forma bem criativa e espontânea Timão mostra uma nova forma de vida a Simba que se sente acolhido e acha forças para continuar a viver. O lema do trio é seguido e cantado por muitos até hoje.
♥♪♩♡❤♪♯❥ Hakuna Matata è lindo dizer, Hakuna Matata Simba entender.
Os seus problemas você deve esquecer isso é viver, é aprender, Hakuna Matata. ♥♪♩♡❤♪♯❥
Apesar dos problemas a sempre um nova forma de se viver, harmoniosamente Simba se torna um jovem adulto enquanto seu tio Scar é rei em sua Terra.
Scar com toda a sua mal administração e sem nenhum tipo de responsabilidade e respeito pelo seu reino acaba por deixar todos sem comida ou água. As vezes não basta querermos coisas ou poder temos que aprender qual a melhor maneira de utiliza-los.
Nala acaba por abandonar o reino a procura de ajuda, o que ela não espera é reencontrar Simba ao tentar comer seus melhores amigos Timão e Pumba.
Da amizade nasce o amor Simba e Nala se apaixonam como previsto no início do filme por Zazu pássaro mordomo do Reino de Mufasa e por Timão e Pumba.
Porém ela conta como todos vivem depois que Scar assumiu o trono e o que ela espera de Simba faça agora que já sabe, Nala expressa como é importante que ele assuma suas responsabilidades. Simba por sua vez não consegue lidar com o passado e os pombinhos acabam brigando.
Muitas vezes não temos o que fazer com determinados problemas e Hakuna Matata se encaixa muito bem, por toda via existem situações que encarar o problema se faz necessário por mais difícil que possam parecer sempre tem uma solução.
Rafiki aparece para fazer com que Simba raciocine sobre sua postura em não retornar ao Reino. O Babuíno faz com que ele relembre de seu pai trazendo o conceito de esperança e que exista um céu para onde quem amamos olha por nós.
Mufasa vive dentro de Simba, assim como quem amamos e já partiu vive dentro de nós!
O macaco demostra que passado é apenas uma escolha de como o vemos.
Rafiki Disse:
Simba regressa ao Reino para tomar seu lugar como Rei, aqui o valor da verdadeira amizade aparece ja que seus melhores amigos o seguem para ajudá-lo.
Para manter o poder Scar tenta manipular todos afirmando que o herdeiro ao trono era responsável e assassino do Rei, inclusive tenta matar Simba como fez com seu pai. Ele não esperava que Simba fosse reagir e fazer com que o Tio confessa-se que assassinou Mufasa. Afinal lição aprendida cedo ou mais tarde a verdade sempre aparece.
Com a ajuda de todos Simba recupera o Reino e vai atras de Scar exigindo que ele fuja assim como aconselhou Simba fazer anos atrás. Apesar da benevolência e nobreza do sobrinho Scar tenta atacar Simba novamente e perde a luta caindo e sendo morto pelas suas próprias aliadas as Hienas.
Quem nao aproveita as oportunidades que lhe sao dadas acaba perdendo e também sempre de alguma forma acabamos pagando por aquilo que fazemos na vida.
Além de recuperar suas terras e fazer com que a vida volta-se a ela como seu pai lhe ensinou Simba se casa com Nala e batiza a nova herdeira na pedra do Rei.
Felicidade é algo que devemos conquistar com atos e atitudes, temos que ter propósitos e lutar contra os problemas para obter a alegria de viver.
Curiosidades Do Filme Rei Leão
- Originalmente, O Rei Leão ia se chamar O Rei da Selva (Ironicamente, os leões não vivem na selva.)
- O ator Jeremy Irons não queria fazer a voz de Scar. Porém, após ver a animação pela primeira vez, se encantou com o personagem que viria a ser um dos mais emblemáticos da sua carreira.
- Foram necessários 3 anos para fazer a animação da cena do estouro de gnus.Precisavam conseguir fazer com que os animais não ficassem sobrepostos enquanto corriam.
- Simba, Sarabi, Rafiki e Pumba são palavras do idioma banto, do povo suaíli.
Simba significa leão .
Sarabi miragem.
Rafiki, amigo
Pumba, bobo.
- Na noite em que Mufasa fala com Simba sobre seus antepassados, dá para ver a constelação de Leão.
- A cena de "Be Prepared" em que as hienas marcham em formação militar na frente de Scar foi inspirada em cenas de soldados nazistas que marchavam sobe a supervisão de Adolf Hitler.
- O Rei Leão e Pocahontas estavam em produção ao mesmo tempo. A Disney acreditava que Pocahontas seria o filme mais bem-sucedido dos dois e por isso colocou sua "melhor equipe" de produtores e animadores pra cuidar da produção dele. Já Rei Leão foi deixado a cargo da "equipe B" por ser um filme de menor destaque, porém não foi isso que aconteceu.
- - No script inicial do filme, Scar não teria relação nenhuma com Mufasa, seria apenas um leão rebelde. No entanto, os autores acharam que eles terem algum parentesco seria mais interessante. E é por causa disso que os dois não se parecem fisicamente.
- - Mufasa originalmente não deveria aparecer depois de sua morte. Mas os produtores sentiram que Simba precisava de uma razão para voltar a Pedra do Reino por isso inseriram a cena do espírito de Mufasa falando com Simba.
- - O Rei Leão é o filme mais vendido de todos os tempos para reprodução caseira, com mais de 55 milhões de cópias. Incluindo VHS, DVD's, Blurays e cópias digitais.
- Com mais de 10 milhões de cópias no mundo todo, é também a trilha sonora mais vendida de todos os tempos para um filme de animação.
- - Ao todo mais de 600 animadores, produtores e técnicos participaram da produção de O Rei Leão. Essa galera todo criou mais de um milhão de desenhos para o filme, incluindo 1.197 que foram pintados à mão e 119.058 frames coloridos um por um para formar o filme.
(Fonte das curiosidades Trivia IMDB)
Gostaram?! Então não deixe de comentar, dar a sua opinião e compartilhar o blog nas suas redes sociais.
Aquele Abraço,
Equipe Web Filmes.
0 comentários: